sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

O ciclo vicioso de Quentin Tarantino





             Como começar a dizer sobre uma das mentes mais brilhantes e insanas do século XXI? Sou meio suspeita para falar dele, afinal é o meu diretor favorito de cinema. Nesse carnaval, como eu sou da folia total, decidi fazer uma maratona dos filmes de Tarantino para avaliar, dessecar, entender - ou tentar - o seu Universo.
Quentin renovou a cena dos filmes dos anos 90 nos EUA com seus diálogos memoráveis e o sangue infindável jorrado nas cenas. Sempre há (e haverá) uma imagem num Tumblr qualquer remetendo um de seus filmes. Não é atoa que ele recebeu 2 indicações ao Oscar de Melhor Diretor com Pulp Fiction e Bastardos Inglórios.
Seu estilo ÚNICO é fácil de se distinguir há kilômetros de distância, conseguindo transformar qualquer queridinho de Hollywood em uma personagem épica (como é o caso do Brad Pitty em Bastardos Inglórios com o seu sotaque excepcional). A sua participação em filmes como "Drink no Inferno" juntamente com o diretor Robert Rodriguez expõe sua versatilidade como roteirista num filme repleto de sangue, tiro, vampiras strippers e Manchete. Neste filme, Quentin e Rodriguez conseguem fazer um Thriller com toque acentuado de filme-B pra qualquer um aplaudir sua genialidade, ou morrer de rir, como foi meu caso.
Registro aqui uma ressalva enorme ao documentário do Selton Mello, Tarantino's Mind, que me incentivou a essa maratona sob um olhar mais crítico. Enfim, comecei por Cães de Aluguel (1992), um grande clássico, que mostra a linha de criação do diretor: a violência. Vive-se num mundo mal, sem alternativas grandes, pessoas morrem e são extramente cruéis. Você tem que lidar com isso.
Minha atenção e dificuldade em ver o ciclo vicioso do Universo Tarantinesco é o uso frequente dos mesmos atores (Harvey Keitel, Michael Madsen, Tim Roth e Uma Thurman). Essa reciclagem me confundiu bastante já que não se estabelece um final para cada personagem. Um exemplo pessoal é a personagem de Tim Roth, em Cães de Aluguel e o começo de Pulp Fiction. Ele realmente sobrevive ao tiroteio e se inclina para o crime como é mostrado no começo (e final) de Pulp Fiction? Nunca saberemos realmente todas as conexões, sejam elas parentescas (como o caso dos irmãos Vega), amorosas, profissionais  (seriam SL Jackson e John Travolta a segunda geração dos Cães de Aluguel?).
Contudo, o ponto de partida deste Universo Paralelo ao nosso e a maneira com que ele se dá é mostrada em "Bastardos Inglórios" onde o final da Segunda Guerra Mundial tem um desfecho inusitado e crítico (e cômico) com a morte de Adolf Hitler no Cinema, na França invadida. Trata-se do começo de um mundo cru e violento.
Todas essas teorias podem ser malucas ou plausíveis, afinal estamos tratando dele. Mais pespectivas inusitadas deixe nos comentários, quem sabe um dia deciframos o código...


Por: Nicolly Barbosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário