terça-feira, 12 de junho de 2012

Humor inteligente, ácido e irônico.


          São quase 40 de seus 70 anos de vida destinados ao trabalho na sétima arte, nos quais produziu algumas das maiores obras-primas, que podem ser encontradas no universo no cinema.
          Faremos uma pequena retrospectiva da carreira do comediante, ator, diretor, roteirista e músico Woody Allen. Recordista de indicações ao Oscar de Melhor Roteiro (são 14 no total), Allen é mestre em transportar para o papel os mais singelos e emocionantes sentimentos presentes nos relacionamentos humanos, sempre com extrema competência. Ainda assim, consegue ser um dos comediantes mais extraordinários ainda atuantes, devido ao senso de humor inteligente, ácido e irônico presente em toda sua filmografia. 

          Filmografia esta que, em quase 40 anos como diretor, tem a impressionante marca de 39 filmes lançados, o que resulta em uma média de quase 1 filme por ano. São poucos os diretores que podem se orgulhar de números como estes (no momento, consigo apenas lembrar-me de Hitchcock, que sempre lançava ao menos um filme por ano). Porém, o mais interessante de sua carreira não é apenas a grande quantidade de filmes lançados. O que realmente torna sua filmografia fenomenal é o fato de, dentre todas estas obras, pouquíssimas serem de qualidade irregular. Todavia, o número de obras-primas produzidas por Woody Allen chega a ser equivalente ao seu número de fracassos. Quiçá ainda maior.

          Especialista em narrar tipos repletos de obsessões e em falar de sua Nova York, sua obra não traz o espetáculo artificial das mega produções hollywoodianas, e sim a análise da vida de pessoas comuns em situações comuns, como: morte, amor, divórcio, traições, manias, entre outros. Fantasia e realidade também se encontram às vezes, elevando a experiência da Sétima Arte. Filmes memoráveis como os já clássicos: Noivo Neurótico, Noiva Nervosa; Manhattan; Hannah e Suas Irmãs, Crimes e Pecados; Poderosa Afrodite; Match Point; Vicky Cristina Barcelona e o recente Meia-Noite em Paris são exemplos da obra desse grande diretor/ator/roteirista que enriquece o cinema com a inteligência de seus filmes.
Noivo Neurótico, Noiva Nervosa (Annie Hall - 1977).


          A filmografia de Allen é tão extensa e vasta, que não me atrevo a discutí-la em sua totalidade. O mais acertado é comentar os seus melhores filmes e neles perceber os aspectos do próprio diretor que neles resplandecem. Primeiramente, sou péssimo em classificar filmes em ordem ou notas, pois sempre tenho uma justificativa para cada um deles, especialmente, se tratando do mestre Woody, por isso a seguinte lista não está descrita por ordem de nota ou preferência e sim de lançamento.
           
  1. O Dorminhoco - 1973
  2. A Última Noite de Boris Grushenko - 1975
  3. Noivo Neurótico, Noiva Nervosa - 1977
  4. Manhattan - 1979
  5. Zelig - 1983
  6. A Rosa Púrpura do Cairo - 1985       
  7. Hannah e Suas Irmãs - 1986
  8. A Era do Rádio - 1987          
  9. Crimes e Pecados - 1989
  10. Maridos e Esposas - 1992
  11. Tiros na Broadway -  1994
  12. Desconstruindo Harry - 1997
  13. Match Point - Ponto Final - 2005
  14. Vicky Cristina Barcelona - 2008
  15. Meia-Noite em Paris - 2011


Nenhum comentário:

Postar um comentário