terça-feira, 3 de julho de 2012

O que há por trás da Beleza Americana?

Nunca me perdoei por me declarar uma cinéfila e não ter visto "Beleza Americana". A cena clássica da menina nua coberta de pétalas de rosas vem a mente de qualquer pessoa quando abordamos a cena mais sexy do cinema, DE TODOS OS TEMPOS!

A dita beleza americana é somente a causa que desenrola toda a trama envolvendo sete personagens principais. Esse filme de 1999 e dirigido por Sam Mendes tem como principais análises o aprisionamento e alienação. A chegada de um novo milênio já era exposta em filmes como Beleza Americana e Clube da Luta, por exemplo, e trazia uma pergunta essencial: Como o homem irá suportar a conformidade? Ser a cópia, da cópia, da cópia? 


Outra análise importante que tanto o diretor quanto o roteirista, Alan Ball, trazem ao filme o paralelo entre a beleza e o ordinário. A que ponto os dois serão defeitos ou qualidades? O personagem principal, Lester Burnham, tem uma crise de meia idade e resolve mudar todos os traços que o tornam um homem comum. Essa mudança repentina vem através do contato de Lester com Angela, a amiga de sua única filha. Uma obsessão em ter Angela e toda sua beleza americana traz ao nosso protagonista um desejo de quebrar a barreira entre comum/ordinário e beleza/libertação. 



Destacar-se dos demais filmes da virada do século não foi uma tarefa fácil para "Beleza Americana". A Dreamworks - a distribuidora do filme- fez uma campanha para o Oscar e deu certo. O total de 5 estatuetas  incluindo Melhor Diretor e Melhor Roteiro Original. Confesso que no início, para mim, "Beleza Americana" não passava de um "Lolita" sem Stanley Kubrick, porém arrisco dizer que do jeito que a trama é armada e articulada até Hitchcock compraria um DVD para colocar em sua estante.

Para finalizar, coloco aqui dois destaques fantásticos que deram total diferença ao filme: A fotografia de Conrad Hal - cujo trabalho neste filme ganhou um Oscar - e a interpretação de Kevin Spacey - cujo trabalho também foi premiado.

Com todos os atributos, "Beleza Americana" é o filme da semana! :-)

Nenhum comentário:

Postar um comentário