sexta-feira, 13 de julho de 2012

"Well, shake it up baby now"


          Este filme não contém uma história dramática ou hilariante, nem um roteiro tão brilhante. É um filme simples, onde o que conta não é uma fotografia primorosa ou takes geniais, mas a idéia de ser livre por um dia. “Como podem esperar que eu vá para a escola num dia desses?”, pergunta Ferris, diretamente para a câmera. Ele representa o sonho de liberdade de uma geração. Jogar tudo pro alto e curtir, nem que seja somente um dia. Os personagens não são muito profundos e não possui um final com uma boa moral. Então por que esse filme é tão importante? “Curtindo a Vida Adoidado” é considerado como um dos melhores filmes dos anos 80, um marco da geração e muitos vêem Ferris Buller como o “adolescente definitivo” padrão daquela década.

          Ferris Bueller (Matthew Broderick) é o adolescente mais popular do seu colégio e está no último semestre do ensino médio. O dia estava muito bonito e ele resolveu faltar à aula em grande estilo. Conseguiu convencer seus pais a perder um dia de aula, alegando uma dor no estômago e ligou para seu amigo, verdadeiramente doente, Cameron (Alan Ruck) a passar o dia com ele e sua namorada, Sloane (Mia Sara) em Chicago. O diretor da escola, Ed Rooney (Jeffrey Jones), entretanto, sabe muito bem que Ferris é uma má influência para seus alunos e irá fazer de tudo para provar, que o adolescente está mentindo. A irmã de Ferris, Jeannie (Jennifer Grey. Umas das melhores personagens, na minha opnião!) não aguenta mais ver seu irmão aprontando e saindo ileso e decide também provar, que Ferris não é o docinho que seus pais pensam que ele é. Usando a Ferrari do pai de Cameron, Ferris e seus amigos curtem um dia em Chicago, almoçando em um restaurante caro e se fazendo passar pelo Rei das Salsichas de Chicago, assistindo a um jogo de beisebol, indo a museus e participando de uma parada.

          O filme é uma caricatura da adolescência. Retrata a escola como o lugar mais chato do mundo, com os professores mais tediosos e aulas que parecem durar uma eternidade. Mas se o colégio é um lugar tão ruim, por que Ferris está tão afim de aproveitar o último semestre, não é mesmo? O namoro entre Ferris e Sloane é aquele famoso “que irá durar para sempre” e Cameron é o típico adolescente que teme o pai que “não o ama” ou “ele ama mais o carro do que a mim ou a minha mãe”. De acordo com o próprio Cameron, o futuro de Ferris será fritando alguma coisa em um restaurante. Como se sabe, nos EUA, a universidade escolhe seus alunos e, pelo que diz o melhor amigo, Ferris não terá um futuro brilhante, então por que não aproveitar enquanto ele ainda é o mais popular e querido aluno de sua escola fazendo coisas grandes e inesquecíveis?

          Este filme é o melhor de John Hughes, que se consagrou como um diretor de filmes para adolescentes. É um marco de sua geração e fez algo surpreendente: ajudou os Beatles. Sim! Quando se pensa nesse filme é difícil não deixar de lembrar da famosa cena da parada onde Ferris canta “Twist and Shout”. Embora Beatles sejam os Beatles, foi apenas com esse filme, enorme sucesso nos EUA, que essa música conseguiu atingir o número 23 da Billboard de clássicos do século passado. Curtindo a Vida Adoidado nos traz provavelmente o melhor “momento musical” do cinema, quando ele canta para uma multidão enlouquecida. Esse é o momento do filme em que você é completamente comprado pela idéia “eu também preciso fazer isso um dia”. Um dia. Que dia?
A famosa cena de Ferris cantanto "Twist and Shout", dos Beatles.
(A famosa ceda de Ferris cantando "Twist and Shout", dos Beatles)
         

 Ferris pode não ser o cara mais legal do mundo, nem o mais “bom moço” que agradaria à sua mãe, mas ele nos ensina a aproveitar a vida, com sua filosofia hedonista, ele diz que “a vida é muito curta. Se não pararmos de vez em quando para admirá-la, podemos perdê-la”. Verdade, Ferris. Um filme clássico sobre adolescência que dificilmente será esquecido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário