quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Luz, câmera e HORROR!

O cinema traz encanto em todos os seus gêneros. Principalmente na ficção científica, as viagens pelo tempo, viagens intergaláticas, viagens aos mundos mitológicos consolidam o gosto pelo desconhecido e pela aventura. E com toda essa tecnologia atual não é difícil montar um filme que não caia nas graças dos amantes do cinema. Até mesmo os seres fantasmagóricos, distorcidos, amaldiçoados, demoníacos, geneticamente modificados têm seu público fiel.
Os filmes de horror também tem o seu público queridinho que abrange todas as idades. Podemos ver esse gênero invadindo até área infantil, como o exemplo das duas estreias que irão as telonas esse ano: ParaNorman (Focus Features) e Hotel Transilvânia (Sony Pictures Animation).
No topo da pirâmide dos seres do "horrorshow" temos os vampiros. Nosferatu, Drácula, Lestat, Edward Cullen... Pois é, eles nos encantam com o jeito sedutor e imortal de ser (Tirando o distorcido Nosferatu, claro!). Cada um em sua geração deixou sua marca: O melhor filme de vampiro de todos os tempos, a atuação fenomenal de Bela Lugosi, uma história fantástica e envolvente e... bem, uma nova espécie de vampiros.


Contudo, uma nova legião de amantes Walking Dead vem mudando o quadro dos preferidos do horror e trazem os zumbis como uma nova paixão. A cada dia vemos mais posts no Facebook sobre novidades da nova temporada, invenções sobre as possíveis armas para um apocalipse zumbi, iconográficos de melhores habitações, enfim, são inúmeras as novidades para saciar essa obsessão apocalíptica.
Mas da onde veio essa paixão que a cada dia atinge mais fãs? Talvez pelo sucesso estrondoso que a série norte-americana Walking Dead, que na verdade é baseada na série de HQs de mesmo nome. Mas antes disso... BEM ANTES DISSO, temos filmes que são sucesso e super indicados, não importando a geração.

Vamos a uma sucinta lista e sua nota pelo conceituado site IMDb:
Todos os filmes de George A. Romero: Pois é, todos mesmo! O diretor é hiper conceituado no gênero de horror, tanto que os fãs consideram seus filmes um gênero próprio. Com 18 filmes na carreira seus principais filmes são Dawn Of Dead (1978) e Night Of The Living Dead (1968). Este último causou um reboliço na década de 60 e foi chamado de satanista pelo seu final apocalíptico. Ambos os filmes tem notas excelentes no IMDb, ambas 8.0.
- Resident Evil (2002): Com certeza você reconhece esse filme da série de video games eletrizantes. Após o sucesso do primeiro filme vieram mais 4, com o quinto previsto para estrear em Setembro de 2012. A história se passa com militares combatem mortos-vivos e um supercomputador fora de controle antes que um vírus extermine toda a raça humana. Nota: 6.6
- Planeta Horror (2007): Do diretor de filmes série B, Robert Rodriguez, "Planeta Terror" fica marcado na memória pela moça com uma metralhadora como perna. Um grupo de civis tentam sobreviver num apocalipse zumbi e ainda tem que lidar com uma unidade militar corrupta. Nota: 7.4

Todos os filmes foram escolhidos com o maior carinho por quem é apaixonada por zumbis. Comentem caso conheçam filmes melhores desse gênero. :-)

Um comentário:

  1. Com toda certeza o George Romero foi o papai dos zumbis e não importa quantas vezes eu for ver seus filmes, eu vou ter orgasmos com as cenas!
    Sobre Lugosi? Um ícone, ele sim chegou no ponto mais alto de que, na minha opinião, um ator quer chegar.
    Além do fato dele ser enterrado com a roupa do Drácula, ele ficou marcado e continuará por gerações.
    E não adianta, qualquer filme ou série de Horror (que seja bom como TWD) eu vou amar!

    ResponderExcluir