segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Maníacos por livros!

No dia 29 de outubro é comemorado o Dia Nacional do Livro, devido a transferência da Biblioteca Real Portuguesa para o Brasil, em 1810. Um dia muito importante para mim, pois sou apaixonada por livros e devoro um atrás do outro (quando a faculdade permite, claro) e por isso, nada mais justo que fazer um post usando cinema e literatura, duas paixões. Pensei em primeiramente falar sobre filmes que são baseados em livros, mas achei um tema bem... digamos, passado. Então, tive a ideia de falar sobre personagens que tem essa paixão em comum.

- Suzy, Moonrise Kingdom (2012)
Suzy é uma menina de 12 anos com uma personalidade marcante e agressiva que adora livros sobre mitologia e histórias de outro planeta, cujas personagens são heroínas que vivem aventuras e salvam o dia. Lê constantemente para seu namoradinho, Sam de também 12 anos, mostrando sua paixão por magia e como a leitura pode trazer a fuga de uma realidade tão chata e problemática. O binóculo que usa durante todo o filme é o seu poder mágico, o que a aproxima de suas heroínas, capaz de ver além do limitado pelo olho humano.


- Mort Rainey, Janela Secreta (2004)
Stephen King sabe trabalhar com o suspense como ninguém e este filme adaptado de seu romance é muito bem feito. Em "Janela Secreta", o escritor Mort Rainey (Johnny Depp) é acusado de plágio por um estranho homem sulista (John Turruno) e sua vida torna-se o inferno da Terra. Escolhi esse personagem por também ter uma constante relação com a literatura, embora no filme esteja em completa crise com seu novo livro. Além do mais, o filme traz um final surpreendente e caso você ainda não tenha visto, veja agora!


- Christian, Moulin Rouge, Amor em Vermelho (2001)
Considero um dos melhores musicais de todos os tempos e a época de ouro da carreira de Nicole Kidman, porém não é sobre ela que iremos falar hoje. Ewan McGregor interpreta Christian, um escritor que após enfrentar seu pai para trabalhar com poesia muda-se para o maior bairro boêmio de Paris e começa a frequentar o Moulin Rouge. Logo de cara, apaixona-se por Satine e assim começa uma das maiores histórias de amor assunto da obra perfeita de Christian.


- Hermione Granger, Harry Potter, (2001-2011)
Ela é a bruxinha mais inteligente e fofa de todos os tempos. Até mesmo lutando contra o Lord das Trevas, Hermione se preocupava com os estudos e foi uma peça chave na saga ao mostrar domínio sobre os feitiços durante os apertos que o trio (ela, Rony e Harry) sofria. É um fato que Emma Watson conquistou todos com a sua interpretação, principalmente os meninos...


- Gil, Meia Noite em Paris (2011)
Na pele de Owen Wilson, Gil é um escritor inseguro sobre os rumos do seu romance e após uma caminhada nas ruas de Paris, tem seu destino mudado para sempre. Apaixonado pela capital na década de 20, o protagonista viaja, inexplicavelmente, para essa época, conhecendo os principais nomes que influenciaram na literatura, crítica e artes plásticas. Esse filme de Woody Allen ganhou o Oscar de Melhor Roteiro Original e não deixa de ser uma ótima pedida seja com o namorado (a), família e amigos.


Comentem sobre os personagens ou filmes adaptados que vocês mais gostaram! :-) Até a próxima.

Um comentário:

  1. Muito Show esse texto, gostei, paixão de livro na telona, os que ainda não vi vou procurar....

    ResponderExcluir