domingo, 25 de novembro de 2012

Jorge Amado está em todos os lugares!

Sem dúvidas, Jorge Amado foi um baiano arretado. Ele fez obras que caracterizam a Bahia de uma tal forma que minha imaginação não teria a mesma força no caso dos meninos de Salvador, em Capitães de Areia e os tempos de ouro do cacau dos coronéis, em Gabriela, cravo e canela. Suas histórias são ricas que já viraram alvo de peças, novelas, minisséries e... o que nos interessa aqui, filmes.

No último post (relembre aqui!), falei como Ana Karina foi o rosto chave da Nouvelle Vague e aqui em terras da Tropicália, Sônia Braga recebe o título de "musa", tendo feito três personagens essenciais, Tieta, Gabriela e Dona Flor. Nem mesmo, Juliana Paes com todas suas curvas e seu carisma conseguiu superar o brilho de Sônia, em Gabriela, exibida pela Rede Globo, neste ano.

Já vi:

"Tieta do Agreste" (1996): Esse filme de 140 minutos conta a história de Tieta, uma mulher que volta a sua cidade, Santana do Agreste, depois de ter sido expulsa pelo pai, trazendo uma série de mudanças pra pacata cidade do interior. O destaque na minha opinião é a trilha sonora feita por ninguém menos que Caetano Veloso, onde "Luz de Tieta" tem o maior reconhecimento entre os fãs. O filme tem maior identificação com o livro do que a novela produzida pela Rede Globo, em 1989/1990; o próprio autor aparece nas primeiras cenas lendo os trechos do livro.
Achei o filme completo no youtube, veja abaixo:

 
 
"Capitães da Areia" (2011): Pra mim, esse filme tem de todo especial; Cecília Amado (filha de Jorge Amado) dirigiu o filme como homenagem ao centenário de nascimento de seu pai. De cara, rolou uma identificação como todos na história; por mais que eu tenha visto diversas críticas quanto a caracterização dos personagens, as crianças foram escolhas ótimas, principalmente Pedro Bala e Dora. A fotografia é linda e pegaram ângulos lindos da capital. A história gira em torno de um grupo de meninos que roubam por toda Salvador, envolvendo-se em grandes aventuras e o final é de emocionar! Juro que me apaixonei pelo ator que faz Pedro Bala.
 
 
Quero muuuuito ver:
 
"Gabriela, Cravo e Canela" (1983): Mais uma vez, Sônia Braga nos presenteia com seu charme em Gabriela. A história nos leva aos tempos dos coronéis e dos preconceitos de uma sociedade conservadora; onde a tentativa de trazer a modernidade é sempre questionada. A música estava sobre o encargado de Tom Jobim e Gal Costa, onde a música mais conhecida foi "Tema de Amor de Gabriela".

 
 
 
"Dona Flor e seus dois maridos" (1976): A curiosidade mais impressionante desse filme é que seu recorde de público só foi superado em 2010 por Tropa de Elite. Ao total, foram 10 milhões de pessoas verem a trama entre o amor de Dona Flor por dois homens completamente distintos. A trilha sonora foi responsável pelo talento incrível de Chico Buarque. Em 1982, Dona Flor foi adaptada pelo filme norte-americano, Kiss me Goodbye. A notícia boa é que, em 2014, Dona Flor será novamente lançado no Brasil trazendo novamente esse clássico da literatura brasileira às telonas!
 
 
 
Os romances de Jorge Amado são bem atuais e valem a pena de lê-los. :-)


Nenhum comentário:

Postar um comentário