segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Na estante dos cinéfilos

Nós aqui do Cinema & Cultura, levamos a arte do Cinema muito além de só ver filmes, também lemos sobre como, quando, onde e porquê a linguagem do cinema foi formada. Com isso, eu (Nicolly Barbosa) e meu amigo Leonam Monteiro decidimos fazer um post mensal falando sobre os livros que andam despertando nossa atenção. O filtro para falar sobre os livros é o seguinte:
(a) algum que se tornou filme;
(b) que fale sobre algum diretor ou escola cinematográfica;
(c) livro sobre crítica e/ou curiosidades sobre o cinema/filme.
Outra coisa que pensamos para o post ser bem dinâmico é a união dos meus livros junto com os do Leonam, acho que vai ser bem divertido. Então, vamos lá, ladies first!

# Trajetória Crítica - Jean Claude Bernardet 

Falei desse livro brevemente na construção do meu post sobre Cinema Brasileiro (você que perdeu ou esqueceu, relembre aqui!) e coloquei também que não havia terminado para dar um veredicto final. Pois bem, Bernardet reuniu artigos que ao longo da vida escreveu para diversos jornais no Brasil e com eles mostra a "evolução", se é que podemos chamar assim, dos filmes e da crítica brasileira. Naturalizado brasileiro, mas de raiz francesa, Bernardet não esconde sua preocupação com o espaço dos filmes brasileiros (principalmente no Cinema Novo) dentro de um mercado que só tem uma produção industrial e estrangeira. Gostei muito por ter artigos de época, num recorte entre as décadas de 50-70, e por apontar as principais obras primas - que eu até então desconhecia totalmente. Outro fator legal é que Bernardet não alterou seus artigos e mesmo depois de décadas e opiniões amadurecidas, ele apenas adiciona um texto colocando seu novo ponto de vista. Sem dúvidas, uma decisão sensata a um escritor.

Editora: Martins Fontes
Preço: R$ 42,00











# Linguagem Secreta do Cinema - Jean Claude Carrière 

Tive contato com esse livro através do meu professor da faculdade que igualmente ama cinema; e confesso que aprendi muito com essa obra. Jean Claude Carrière só tem a acrescentar à vida dos cinéfilos de plantão,  pois escreveu diversos roteiros, entre eles Bela da Tarde (1967), e teve participação constante nas obras de Luis Buñuel - que é bastante citado ao decorrer do livro. Só entendi a maneira com que Carrière descreve a linguagem do cinema quando tive acesso aos filmes que trabalhou. O livro foi escrito com bastante leveza, demasiados exemplos e sem notas de referência. Mas também, com a bagagem e reverência que o autor têm fica difícil questioná-lo. Além disso, o ponto que mais gostei foi o tempo todo comparar a linguagem do cinema a televisão, já que esta última é um meio que despopularizou bastante o cinema na década de 70.

Editora: Nova Fronteira
Não foi essa edição que tive acesso e também peguei na biblioteca, mas o preço está em R$ 30,00










# A Ponte Clandestina: Teorias de Cinema na América Latina - José Carlos Avellar

"O cinema latino-americano contemporâneo nasceu como vontade transformadora da sociedade. Nasceu entre a política e a poesia, em parte por imposição da realidade, em parte por livre escolha." São com essas palavras, que o autor define o começo do Cinema-Latino. Sem dúvida, foi um dos melhores livros sobre cinema que eu já li. Convencidos de que o cinema latino é totalmente diferente do cinema americano (comercial) e o cinema europeu (clássico), diretores de peso como: Glauber Rocha, Fernando Solanas, Julio Garcia Espinos entre outro, decidem mudar os rumos do "nosso" cinema, dando a ele a nossa cara como o subdesenvolvimento, a pobreza, a fome tornando-o um cinema político, engajado, não só nas causas políticas, mas também nas sociais. Nossos diretores beberam também no Neorrealismo Italiano, movimento ocorrido paralelamente, as transformações no Cinema-Latino, nos anos 50-60.


Editora: 34
Preço: R$40,00











# Cinema e História - Marc Ferro

Ferro faz uma leitura cinematográfica da História e uma leitura histórica do cinema, demonstrando as relações, nem sempre pacíficas, entre o cinema e a História. Analisa o cinema como agente da História - os documentários, assim como as obras ficcionais, são nessa interpretação construções do discurso; manipulando-se a informação obtém-se um precioso instrumento de propaganda. O livro oferece uma contribuição teórico-metodológica na utilização do cinema como fonte para a pesquisa histórica.  Por meio de filmes como O encouraçado Potemkin, O judeu Süss, A grande ilusão, M., o vampiro de Dusseldorf, O terceiro homem, entre outros, o autor analisa os processos de produção dos filmes e as influências políticas e sociais que eles acarretaram. 

 Editora: Paz e Terra
 Preço: R$ 35,00

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