sábado, 3 de novembro de 2012

Uma câmera na mão e uma ideia na cabeça. Ou quase isso...

Não, não é sobre Cinema Novo que eu vou falar hoje (o que já abordamos, relembre aqui!) mas sobre um tipo de produção cinematográfica que me remete a essa frase. Estou falando sobre documentários que podem chocar, emocionar, revoltar... enfim, trazer sentimentos mais aflorados a nós pois trabalham com a realidade, partindo sempre de um ponto de vista. Fiz essa lista não pensando nos melhores documentários que vi. Confesso que vi poucos esse ano, então vou falar sobre os últimos que vi.

# Personal Che (2007)
Qualquer figura pública quando morre torna-se um mártir e são apropriadas pela cultura pop. Marilyn Monroe, Michael Jackson, Elizabeth Taylor essas foram algumas celebridades que faturam milhões mesmo mortas, mas no caso de Che Guevara, o militante argentino, foi diferente. Ele não era uma figura que vendia sua imagem, mas sim suas ideias e lutava para concretizar seus objetivos. Um dos pais da Revolução Cubana é mostrado com várias facetas pelo documentário Personal Che, podendo ser um ícone da cultura pop, santo, revolucionário e até nazista. Qual é o seu?
Achei o link disponibilizado pelo Vimeo, clique AQUI.


# Raul: Início, Fim e o Meio (2012)
Sob a direção de Walter Carvalho, que também produziu o filme sobre Cazuza; O tempo não pára (2004),  este documentário traz uma visão íntima da vida de Raul Seixas, um dos maiores nomes do rock nacional, abordando sua infância, sua paixão por Elvis Presley, suas mulheres, a parceria com Paulo Coelho, seu envolvimento com a "Sociedade Alternativa" e as mulheres de sua vida.
Traz também, depoimento de artistas falando sobre suas músicas e das pessoas que estiveram nas diversas fases da vida de Raul e até as pessoas que foram influenciadas por ele. Mas, sem dúvidas o assunto que mais chama atenção é o envolvimento com as drogas. Paulo Coelho afirma que apresentou todas as drogas para o músico, das leves até as mais pesadas. O que eu gostei mais é o modo realista e cru que o documentário foi feito, mostrando todos os âmbitos da vida desse maluco beleza. Eu como sou fã de carteirinha, amei!



# Capitalismo - Uma História de Amor (2007)
Sem exageros, TODOS os documentários de Michael Moore são recomendáveis. Admiro o trabalho dele desde o primeiro contato com Fahrenheit 11/9 onde mostra o envolvimento do então atual presidente George W. Bush com os atentados terroristas do 11 de setembro. Neste, Moore traz uma reflexão de como o capitalismo age na maior potência do mundo, onde "o mesmo capitalismo que tira é aquele que dá". Em uma retrospectiva ácida dos anos 80 até o governo Bush, vemos o progresso político-econômico dos Estados Unidos e como essa tal crise que estampa pelo menos 5 minutos dos nossos jornais não é culpa de más escolhas de Barack Obama e em época de eleição esse documentário vem bem a calhar...


# Marighella - Retrato falado do Guerrilheiro (2001)
Esse documentário de 56 minutos tem como foco mostrar a vida militante de Carlos Marighella de uma forma bem humanizada, contada por seus amigos íntimos e amigos do Partido Comunista. Sofreu repressões nas duas Ditaduras que marcaram nosso país (Estado Novo e período do Ato Institucional nº5) e sob torturas não deixou suas convicções. Foi responsável também pela luta armada contra o Regime Militar de 64 e pelo Manifesto do Guerrilheiro Urbano. Atuou até a sua morte em 1969, assassinado pela polícia. "Quem sou eu? Um mulato baiano."


E quais foram os documentários que vocês mais gostaram? Opinem e comentem. Até a próxima. :-)

Nenhum comentário:

Postar um comentário