segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

# Top 10 - Melhores filmes de 2012 - Por: Nicolly

Foi difícil escolher os "melhores filmes de 2012", mas segui os critérios de falar sobre os favoritos, os que tenho algumas críticas e os bombásticos. Então, vamos lá!

#Batman - Cavaleiros das Trevas Ressurge
Não imagino nenhum diretor fazendo essa trilogia. Christopher Nolan conduziu brilhantemente e desde Cavaleiros das Trevas (2008) atraiu minha atenção para toda a sua filmografia. A história, a evolução dos personagens e o realismo torna-se um dos diferenciais dos filmes de Nolan para os outros filmes do Batman; nós vemos vilões mais realistas com bases ideológicas e políticas que movem suas ações. A todo tempo vemos Bruce Wayne com um conflito interno sobre como agir sendo o Batman.
Neste último filme, o surgimento do vilão Bane prova aos incrédulos que o diretor ia ousar mesmo depois da morte de Heath Ledger. E além disso, traz dois atores que merecem ressalvas: Anne Hathaway, como Selina Kyle, a vulga Mulher Gato, e Joseph Levitt-Gordon, o policial boa praça. John Blake que tem um papel excelente e só deixa com gostinho de quero mais...
Só posso dizer que esse elenco vai deixar saudade e minha nota é 10!


# 007 - Operação Skyfall
Ok, esse filme merece um carinho todo especial afinal James Bond comemora 50 anos na telona!
Na minha opinião, cada filme que passa, Daniel Craig veste mais o personagem e coloca sua marca nesse sensual e sarcástico Bond, James Bond. Em comemoração de 50 anos, Sam Mendes nos leva às origens de Bond, mostrando a sua casa e revelando um pouquinho sobre seus pais; o zelador Kincade (Albert Finnay)que é essencial nesse processo.
Contudo, todas as atenções do filme são atraídas para a atuação de Javier Bardem, o vilão Raoul Silva, cuja a atitude me remeteu muito ao Coringa, de Batman Cavaleiro das Trevas, usando todo seu terror diabólico. Com esse filme, podemos esquecer do fracasso de Quantum Of Solace e esperar pelo resgate de vilões como Dr. No e Goldfinger.



# Os Penetras
Pois bem, tem que ter um filminho brasileiro na minha lista e Os Penetras logo veio a minha mente. Com a maior estreia de bilheteria nos últimos tempos, o filme com a dupla Adnet e Sterblich chamou minha atenção e corri para o cinema; e não me decepcionei! O filme rende ótimas risadas e é ótimo pra ver com o namorado, amigos, pais, enfim... É leve, direto e rápido.


# Sombras da Noite
Este filme de Tim Burton é baseado numa série de TV dos anos 60 e não trouxe muitas inovações no campo estético do diretor. Tem Johnny Depp, Helena Boham Carter, Danny Elfman na trilha sonora e uma vibe roxa, vermelha, preta e branca no cenário. A verdade é que Tim Burton não inova muito faz algum tempo e seus filmes de tornam massantes e previsíveis.
As duas coisas que eu mais gostei, na verdade, as duas atuações foram Eva Green e Chloe Moretz que fizeram total diferença no filme e por isso que o coloquei aqui na lista. Minha nota pra ele é 7, mas não deixa de ser um filminho divertido.


# Valente
A união entre Disney e Pixar sempre tem muito a oferecer e em Valente as paisagens da Escócia e seu encanto são explorados de forma sem igual. Merida, nossa protagonista, assinala uma nova época nos filmes da Disney: as princesas donas de sua própria história. Ela é jovem, aventureira e rebelde (basta olhar para seus cabelos ruivos!) e a identificação com ela rola logo de cara.
Foi um dos filmes que mais gostei esse ano e se for indicado como Melhor Animação ao Oscar tem a minha torcida.

# O Ditador
 O trabalho de Sacha Baron Cohen é repleto de críticas e em O Ditador não é diferente. Usando o fenômeno da Primavera Árabe e o conceito de Democracia, Sacha traz um trabalho diferente de Borat e Brüno embora sua acidez continue a mesma. Um dos mais hilários que vi este ano, a inspiração do filme veio a partir do livro de Saddam Hussem, já dá para perceber o que vem por aí, né?


# Rock Of Ages
Sabe quando um filme recebe uma publicidade ENORME e quando você corre pro cinema não é nada disso? Pois é, Rock of Ages é baseado numa peça da Broadway que traz Tom Cruise como um grande rock star. Na verdade, ele é a maior atração do filme e ganhou espaço nessa lista por sua ótima performace cantando "Dead or Alive" do Bon Jovi.
A transformação de Axl Rose de 2012 foi perfeita, não é a toa já que Cruise teve o mesmo vocal coach que Axl. Só se esperava bem mais para um filme que tem Catherine Zetta Jones, Paul Giamatti, Alec Baldwin e Russel Brand.


# Os Vingadores
Sou viciada em qualquer novidade sobre filmes de super heróis e depois do desastre de Thor e Capitão América sabia que viria algo mais elaborado pela frente. Com a 3ª maior bilheteria de TODOS OS TEMPOS, Os Vingadores merece estar nessa lista dos Melhores de 2012.
A performace que mais me chamou a atenção, ao lado de Robert Downey Jr (claro!), foi Mark Rufalo como Hulk, que eu espero um filme só dele.


# Prometheus
Não poderia faltar um cantinho para a Ficção Científica na minha lista. O filme de Ridley Scott segue uma busca pelos Engenheiros, onde a inspiração veio do "Eram Deuses Astronautas?" (declaração dada pelo próprio diretor). A tentativa de explicar a origem de Alien traz muita ansiedade por parte dos fãs e o trouxe como o melhor de 2012 no quesito ficção científica.




Agora a lista dos Melhores de 2012 do Cinema & Cultura está pronta! Sentiu falta de algum filme? Comente! 



Nenhum comentário:

Postar um comentário