terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

O Impossível


The Impossible é um filme do diretor espanhol Juan Antonio Bayona. Baseado em fatos reais, o longa nos mostra a história de uma família que esteve presente na tragédia ocorrida em 2004, que resultou na morte de milhares de pessoas e destruiu alguns países quase que por inteiro.
O mundo inteiro ficou chocado com o que aconteceu, não somente pelo número de mortes, mas também por ter sido próximo ao Natal, onde todos festejavam. Lembro que nessa época, todos aqui em casa ficamos muito tristes e chocados, quando vimos as fortes imagens na TV. 



De férias com a família, um casal se separa momentos antes da onda gigante invadir o Resort onde estão hospedados, que fica na Tailândia. Daí em diante, temos uma disputa acirrada pela sobrevivência e pela união da família.  Em alguns momentos, quase viramos o rosto para não ver as cenas mais fortes, que são bem exploradas, sem ser necessariamente, apelativas. Ver um Tsunami dentro de uma sala de cinema deve ser muito forte, chegando a tirar o fôlego. E apesar de sempre acreditarem no seu reencontro, o cenário de destruição traz um desespero enorme não só neles, mas em todos nós também.

Alguns pontos não foram tão citados em alguns momentos do filme. Apesar de tentar mostrar como foi essa tragédia, é um pouco difícil ter dimensão da destruição que realmente aconteceu no continente, com milhares de famílias, a não ser que você esteja por dentro do assunto em geral. Mas como a intenção foi contar a história dessa família, o fizeram muito bem. O sentimento de solidariedade poderia ser mais explorado e não fica tão evidente como poderia, apesar de estar presente.

Talvez eu tenha sido uma das poucas pessoas que não chorou assistindo esse filme. Mas uma questão que não deve ser ignorada é que, por ser uma história real, já começamos a assisti-lo com uma carga emocional maior do que de costume. O filme começa e já estamos um pouco emocionados. Em alguns momentos, encontros e desencontros o fizeram ter cenas clichês, na tentativa de manter o mesmo ritmo durante todo o filme.
  
O elenco principal foi muito bem. Naomi Watts é digna de estar na disputa do Oscar deste ano. Evan McGregor (Henry), também não decepcionou. Os atores mirins Samuel Joslim (Thomas), Oaklee Pendegast (Simon) e Tom Holland (Lucas) foram ótimos e confesso estar ansioso por seus próximos trabalhos.

The Impossible estreou no dia 21 de Dezembro de 2012 e teve um custo de 30 milhões de euros, com a promessa de ser o filme mais emocionante de todos os tempos. É um filme impactante, e que nos mostra como as nossas vidas podem mudar em um piscar de olhos.

Prenda a respiração e assista ao Trailer:




Nenhum comentário:

Postar um comentário