sexta-feira, 28 de junho de 2013

O que eu achei: Universidade Monstro

Juro que esse foi um dos filmes mais esperados do ano pra mim! Ver os personagens de Monstros S/A de novo, era voltar a tantos anos atrás e lembrar de quando eu era uma garotinha que ia ao cinema com a mãe ver as aventuras de Mike, Sully e Boo. Dessa vez seria os personagens eternos e consagrados da Disney e da Pixar no seu tempo de faculdade, com todas as fases de iniciação e inseguranças que um futuro adulto pode trazer. O filme começa com Mike Wazoswki na empresa Monstro S/A e seu primeiro contato com o mundo dos sustos. A temática do bullying começa já na infância de Mike, sofrendo com a falta de incentivo e pelas piadinhas dos outros amigos monstros que acham que ele não era muito assustador. O real incentivo vem com o contato com um grande assustador da época e esse é o motor de todo o filme. É lindo ver como o esforço pessoal é tudo para ser "alguém na vida", então o zoiudinho da mamãe tem a meta de se matricular na grande Universidade dos Monstros, a Harvard do mundo dos sustos.


Na U. M., Mike tem o primeiro contato com James P. Sullivan, um monstro que vem se uma família famosa de assustadores e nada humilde. Ele é o típico monstro que acha que nenhum esforço, nem estudo, vale a pena. O que vale mesmo são as festas e fazer parte de uma fraternidade - rito de passagem importante nas universidades americanas. No Curso de Assustadores, os dois futuros amigos irão aprender todas as táticas para assustar crianças para gerar energia para a cidade (aquela história que a gente já conhece) e no teste final ocorre um incidente que irá mudar a vida dos dois: serão expulsos do Curso.

Para voltar a classe dos assustadores e mostrar que pode ser o maior assustador de todos, Mike reunirá um grupo nada muito convencional e mostrará que para vencer só é preciso de bastante união e trabalho em equipe. A mensagem do filme é muito bonitinha, muito mesmo! Fora que matar a saudade dos monstros mais fofos que foram presentes na minha infância foi muito bom (alou fitas rebobinadas!). Dispensa comentários o trabalho de computação da Pixar que só melhora com o tempo. Espero muito a continuação de Procurando Nemo - ainda mais se vier com a mesma qualidade do Universidade Monstro. 




E falando da capacidade da Pixar, entrei no cinema com muita expectativa também com a apresentação do curta-metragem que sempre aparece antes dos filmes... O que mais me marcou foi a do velhinho jogando xadrez (esse veio antes do Toy Story ou Vida de Inseto), mas o Guarda-Chuva Azul tirou lágrimas de muitos marmanjos que estavam na minha sala. Na verdade, a sessão tinha mais adulto do que criança <3 

Pra matar saudade:


E o trailer do novo curta:


É uma mistura de nostalgia com muito amor e saudade de filmes bons. Ou melhor, de animações boas. Se você ainda não viu, corra para a próxima sessão, caso tenha visto, comente sobre o filme logo abaixo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário