terça-feira, 9 de julho de 2013

O Labirinto de Kubrick (2012)

Stanley Kubrick era um gênio. Um dos maiores cineastas de todos os tempos. Filmes como Laranja Mecânica, 2001 - Odisseia no Espaço e O Iluminado - que é o tema desse documentário - fazem parte da  galeria dos eternizados pela cultura pop. E é claro, pelas teorias de conspiração. O Labirinto de Kubrick, lançado em 2012, traz várias dessas teorias que foram analisadas por cinco pessoas; algumas fazem sentido - já já comento cada uma - mas outras fogem do real. Até mesmo para Kubrick.


Talvez outro diretor que goste de colocar ligações em seus filmes seja Quentin Tarantino e, obviamente, ele aprendeu com o melhor. A primeira teoria é a que O Iluminado faz diversas referências ao genocídio indígena americano, afinal no filme mostra que o hotel onde a família Torrance se hospeda foi construído em um terreno que era um cemitério indígena. Diversos quadros de índios decoram o hotel e além disso, a história do próprio do Oregon é marcada pela luta entre brancos e nativos. A famosa cena da sala sendo coberta de sangue foi analisada como um link de repressão - pois as portas dos elevadores continuam fechadas - e do genocídio - a quantidade de sangue. 


Outra ideia é que o filme também mostra especulações envolvendo o holocausto. Quem analisa é um historiador especializado na história da Alemanha, precisamente da Segunda Guerra Mundial, e a primeira deixa que expõe é a marca da máquina de escrever - que muda de cor ao decorrer do filme (bizarro, porque eu não percebi isso!) - e mostra também a obsessão do diretor pelo número 42, que data a intensificação dos nazistas em exterminar os judeus (lembre-se das suas aulas de história!). Eu não levei muito a sério essa questão mas o que trouxe um pouco de seriedade a interpretação foi o diálogo que Jack tem com Wendy, na cena mais clássica do filme, onde narra a história dos três porquinhos. Ora, sabemos que "porco" era cruelmente usado pelos nazistas para chamar/humilhar os judeus. Outras questões dessa análise que liga O Iluminado com o fato histórico são expostos, mas pro post ficar num tamanho legal, só coloquei os mais marcantes. 

A especulação que eu mais gostei foi a da Juli Kearns, embora o começo da teoria dela fosse totalmente fail. Ela acredita que Jack Torrance é minotauro do labirinto de Kubrick, o que é bastante interessante quando coloca a cena que ele está com um olhar bizarro entre do hotel - que também pode ser encarado como um labirinto - observando Wendy e Danny brincando no lado de fora. 


A mais bizarra, embora seja a que tenha mais "ligações" com o filme, remete a lenda urbana que Kubrick foi um dos responsáveis da gravação da viagem à Lua feita pela nave Apollo 11, em 1969. Após o seu estrondoso sucesso de 2001 - Odisseia no Espaço alguns fanáticos acreditam que o diretor participou dessa conspiração governamental e em O Iluminado tentou, a partir de mensagem subliminares, confessar o ato. São mensagens como o carpete emblemático do hotel, a camisa de Danny, diálogos de Jack que sustentam a teoria. Outra bizarra teoria é a que o diretor do hotel, Stuart Ullman, tem uma ereção ao apertar a mão de Jack. Loucura né? 

Uma das últimas teorias do documentário é a mensagem subliminar de Kubrick para Stephen King - já que o filme foi uma apropriação da ideia central do autor - quando no filme mostra um acidente de um caminhão com um fusca vermelho, que era na verdade o fusca da história de King, enquanto no filme o carro é da cor amarela. Dizem que foi uma mensagem mal criada do diretor para o autor, já que ele disse que o filme ficou uma bosta horrível. 

A filmografia de Kubrick é citada durante todo o filme, então quem só viu O Iluminado pode se perder um pouco (ou pode ser um incentivo para se apaixonar de vez!). Infelizmente, nunca saberemos a real intenção dele ao filmar todos seus filmes - ou se ele queria, realmente, uma intenção. A dica é se jogar nessa lista linda de filmes, clássicos e bem feitos, e criar suas próprias teorias. E quem já tiver, POR FAVOR, deixe nos comentários!

Nenhum comentário:

Postar um comentário