sexta-feira, 5 de julho de 2013

Você precisa conhecer: Colegas

O filme Colegas recebeu um marketing absurdo pelos protagonistas portarem síndrome de down, mas te garanto que esse foi um mero detalhe nessa obra prima do cinema brasileiro. Foi um dos filmes mais legais e emocionantes que eu vi, com certeza virou um favorito. Reuniu duas das minhas maiores paixões: Raul Seixas e a história do cinema, citando filmes como Psicose, Casablanca, Cidade dos Homens, Homens de Preto, Tropa de Elite, James Bond e por aí vai...



A história central é a seguinte: Três amigos, Aninha, Marcio e Stallone, fogem do instituto aonde moram para fazer das suas vidas uma aventura, se inspirando no filme Thelma & Louise. Roubam o carro do zelador e caem na estrada afim de realizar três desejos correspondentes aos protagonistas. Stallone tem o sonho de conhecer o mar, Aninha de se casar com um cantor e Márcio de voar; um detalhe é que cada um desses desejos é um modo de se aproximar de seus pais – que morreram, no caso de Márcio – ou abandonaram seus filhos – no caso dos outros dois. Ao roubar uma loja de conveniência com uma arma de brinquedo, os colegas serão perseguidos pela polícia e identificados como perigosos e fortemente armados pela mídia.

Ao decorrer do filme, músicas de Raul marcam a trilha sonora do filme e os diálogos são marcados por frases ilustres do cinema mundial. A ligação entre os colegas e o cinema vem do trabalho dos três na videoteca do instituto. Na viagem que irá marcar suas vidas, o trio se identifica como no filme Cães de Aluguel – Mr. Blue, Miss. Pink e Mr. Green.

A espontaneidade dos atores Ariel Goldenberg, Rita Pokk e Breno Viola foi uma das coisas mais sensíveis do filme e em alguns momentos do filmes o preconceito pela síndrome é mostrado mas logo contornado de uma forma descontraída, afinal esse não é o tema central do filme. Essa é a minha dica na coluna Você precisa conhecer porque é um filme cuja a sensibilidade ultrapassa de todos os limites e é super divertido!


Quem já viu e conseguiu reconhecer todas as representações dos filmes em Colegas

O trio com o prêmio Kikito

Nenhum comentário:

Postar um comentário