quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Você precisa conhecer: Serra Pelada

Contém alguns spoilers. 

Soube pelo filme Serra Pelada pela televisão, que estava fazendo uma divulgação do filme e logo me interessei. Não sabia muito sobre a história em si de Serra Pelada mas lembro que sempre que via algum tipo de notícia sobre o tema me espantava com a quantidade de pessoas trabalhando em condições que me lembrava as pirâmides, todos por um só desejo: descobrir ouro e enriquecer. Esse desejo também motiva os dois personagens principais: Juliano (Juliano Cazarré) e Joaquim (Júlio Andrade).


Depois de sair da sessão, conversei durante alguns bons minutos sobre a produção, sobre o roteiro e a história em si. Acabei descobrindo que apesar de uma excelente produção - destaque para a caracterização dos personagens e do cenário -, o roteiro apresenta algumas falhas/furos mas que podem passar desapercebidos devido algumas interpretações que arrebatam Serra Pelada. 

Furo nº 1) A construção do personagem de Júlio Andrade e suas motivações. Joaquim é um professor que está descontente com a pobreza em que vive e decide partir para Serra Pelada deixando sua esposa grávida em São Paulo. Furo nº 2) A ascensão de Julio e Joaquim: de formigas à capitalistas - essas são duas categorias de trabalhadores. Não foi muito explicado a mobilidade dos personagens na ascensão em um curto período de tempo, deixando algumas dúvidas. Furo nº 3)  Apesar da morte de Carvalho (Matheus Nachtergale), Tereza (Sophia Charlotte) volta a ser prostituta nas redondezas da mina, mesmo tendo casado com o dono de diversos barrancos dentro de Serra Pelada. Não teve nenhum tipo de herança ou algo do gênero? Mesmo casando no religioso? 

Porém, não desanime caso você tenha lido os furos acima. Destaco três fatores que deixam o filme maravilhoso: Wagner Moura, Sophia Charlotte (nunca pensei que iria falar isso!) e a caracterização do filme. Os dois atores conseguiram deixar seus personagens completos e autênticos. O personagem de Wagner Moura, Lindorico, é um dos poderosos do lugar que se envolve em tráfico de ouro (entre outras coisas) e a compra de barrancos para monopolizar Serra Pelada. Do outro lado, Tereza é a noiva de Carvalho e se envolve com Juliano, um homem com grande ambição de poder. A atriz consegue trazer uma originalidade e intensidade a sua personagem que nunca vi em nenhum de seus trabalhos. 


Dirigido por Heitor Dhalia (conhecido pelo Cheiro do Ralo), Serra Pelada é uma grande produção com bastante conflitos (quase um faroeste!). Gostei bastante. Abaixo confira o trailer e deixe nos comentários suas impressões sobre o filme. :-) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário