sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Jogos Vorazes - Em Chamas


Depois de vencer a 74ª edição dos Jogos Vorazes, Katniss Everdeen (Jennifer Lawrence), que se tornou o símbolo da revolução e Peeta Mellark (Josh Hutcherson) voltam para o Distrito 12, onde passam a viver na área dos vitoriosos. No dia em que os dois vão começar uma turnê feita anualmente pelos vencedores, Katniss é visitada pelo presidente Snow, que comanda Panem; ele deixa claro que ela está em risco por ter quebrado as regras dos Jogos e feito com que fosse possível que ela e Peeta vencessem, o que foi considerado por todos um desafio à Capital e inspirou o início de levantes nos distritos. Para evitar que ela e as pessoas que ama sejam punidas, Katniss precisa convencer a todos de que o único motivo de não ter tentado vencer os Jogos sozinha foi estar apaixonada por Peeta, sob a sombra do pano de fundo sociopolítico da Capital e seus desmandos.



No decorrer do percurso, Katniss sente que uma rebelião é iminente, mas a Capital continua fortemente no controle, ao mesmo tempo em que o Presidente Snow (Donald Sutherland) prepara a 75ª edição dos Jogos Vorazes: o Massacre Quaternário, uma competição que pode mudar Panem para sempre.

A espera pela seqüência de ‘Jogos Vorazes‘ aliada às qualidades de seu segundo capítulo renderam cerca de R$ 13,2 milhões nas bilheterias brasileiras em seu final de semana de estreia, quase três vezes a marca do primeiro filme, aumentando assim as apostas para um sucesso arrebatador de ‘Em Chamas‘ nas cerca de mil salas nas quais o filme é exibido.



Particularmente, essa segunda parte do filme é melhor do que a primeira. A direção é mais detalhada e focada nos detalhes, o roteiro é mais crítico. Não sou fã de Jennifer Lawrence e muito menos fico ovacionando-a, e não nego que ela é uma boa atriz vide, "O Lado Bom da Vida", mas ela ainda precisa de um tempo para se torna uma grande atriz, que Hollywood que nos fazer acreditar. Acho que do primeiro filme para esse segundo, a atriz melhorou consideravelmente, então, temos bastante pontos positivos neles.
Um outro saldo positivo, na minha opinião, foi a personagem de  Effie Trinket, que deixou de ser apenas uma auxiliadora fútil e passou a se integrar com a sua equipe.

Depois de algumas palavras, que troquei com uma amiga, que estava comigo no cinema, chegamos a conclusão, de que o filme pode ser encarado, por nós brasileiros, como o momento da manifestações que estamos vivendo no nosso país, e que a Capital está tentando sufocar. Além disso, o filme carrega todo um contexto socio-político bem interessante de ser analisado, através das atitudes em que os distritos estão submetidos. 

Então, se você ainda não conferiu o filme: VÁ e dê seu opinião, aqui no nosso blog. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário