domingo, 19 de janeiro de 2014

Motivos para ver: Dentro da Casa


Esse filme me chamou atenção por ser eleito pelo site Adoro Cinema como o melhor de 2013. Depois que assisti, tive a certeza que Dentro da Casa (Dans la Maison, 2013) merecia muito mais destaque no circuito alternativo, devido à forma com que a narrativa nos envolve e manipula. A história gira em torno de Claudie, um menino que encanta seu professor de francês, Germain, pela forma como escreve uma narrativa sobre uma família de classe média; trazendo todos nós para dentro da casa. 

Durante o filme, vemos a necessidade de Claudie se aprofundar na intimidade da família de seu amigo de classe, Rafa, seja pela atração por sua mãe ou o sentimento de precisar continuar a escrever. Contudo, fora da casa, Germain o incentiva de várias maneiras a elaborar uma história como os grandes mestres da literatura - uma forma de compensar suas próprias frustrações. Há uma linha tênue entre a curiosidade e o voyeurismo que enxergamos no personagem do professor, onde cada (Continua...) no final da página se revela em uma completa obsessão. 

Várias interferências ao longo do filme são feitas, até mesmo pela quantidade de correções que são realizadas pelo professor afim de tornar a redação perfeita. Se trata de um filme intenso, porém nada cansativo. Mais um filme francês para despertar nossos sentidos e mexer com nossas emoções. Ao tentar proporcionar um final de acordo com a história de Claudie, somos levados para uma reviravolta incrível que me convenceu que Dentro da Casa é um filme memorável e digno de aplausos. 


Dentro da Casa foi dirigido por François Ozon e foi exibido no Festival do Rio em 2012. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário