sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Diana e seu esquecimento na premiação do Oscar


A Academia adora alguma história da realeza britânica, temos o exemplo clássico de O Discurso do Rei e A rainha. Contudo o ícone dos anos 80, a inspiração de muitas meninas que viam a história da plebeia e o príncipe acontecendo na vida real, foi esquecida pelas premiações na adaptação cinematográfica em 2013. Esperava no mínimo mais marketing e uma nominação de Naomi Watts, que foi lembrada pela atuação em O Impossível  no Oscar do ano passado.

Apesar da vida de Diana ter sido luxuosa e invejada, a princesa era traída por seu marido e rejeitada pela Coroa Real (a princesa via seus filmes em 5 e 5 semanas). O filme se passa dois anos antes de sua morte e mostra o envolvimento humanitário de Lady Di e a polêmica de seu divórcio com príncipe Charles. Em um primeiro momento do filme, a história orbita entre o início do relacionamento com o médico paquistanês Hasnat Khan. Apesar de, na vida real, nunca ter confirmado o envolvimento com Diana. 

Um ano depois, vemos a Lady Di em sua missão humanitária (seguindo a comissão internacional de genebra) na África, visitando crianças e adultos que tiveram seus membros mutilados por minas terrestres. Indiretamente ou não, essa parte se une aos quarenta minutos iniciais do filme, onde a princesa diz que se mutilava (incluindo braços e pernas) devido a pressão que sentia no casamento. 

A atriz Naomi Watts estudou o linguajar e o olhar da princesa - tão característico de Lady Di. Porém, lendo as críticas internacionais (e nacionais) juntamente com o desempenho do filme, encontro uma explicação para seu esquecimento nas principais premiações desse ano: a história da princesa não foi cem por cento biográfica, contando com alguns boatos e fofocas da época. Um jornal britânico chamou o filme de um "esforço barato", enquanto um jornal americano declarou que a produção "manchava o nome da princesa". 

Por fim, vinte minutos antes do fim, chegamos ao envolvimento de Diana Spencer com Dodi Al Fayed e o falecimento dos dois. Nessa parte, deu a entender que Diana não gostava de Dodi de verdade, deixando uma incógnita. A produção francesa merece ser vista para cada um fazer seu próprio julgamento sobre o filme. Mas na minha opinião, ela não impressionou nem um pouco...

Nenhum comentário:

Postar um comentário